O OuTonalidades regressa para a 13.ª edição sem superstições. O circuito volta a percorrer Portugal e Galiza, através de uma alargada rede de espaços que abrem portas à música que se faz, em cada caso, além do Minho. De 24 de setembro a 19 de dezembro, durante 13 fins de semana, o programa apresenta 76 concertos de 35 grupos em 24 espaços, no maior programa de sempre do OuTonalidades.
Em território português, o OuTonalidades alarga a sua rede que, nesta edição, se estende a 15 espaços de música ao vivo por todo o país. Literalmente de norte a sul do país, o evento passa por Chaves, Guarda, Amarante, Porto, Ovar, Estarreja, Aveiro, Águeda, Tondela, Fundão, Torres Novas, Évora e tavira.
A cooperação iniciada em 2008 entre o OuTonalidades e a Rede Galega de Música ao Vivo, circuito congéneres dos dois lados da fronteira, o que proporciona agora a presença de 7 grupos portugueses na Galiza e 11 grupos galegos em Portugal, num total de 47 concertos em regime de intercâmbio.
O cartaz deste ano, de um ecletismo crescente, apresenta 35 grupos, entre portugueses e galegos, de género que vão do jazz ao tradicional, do rock ao fado, do ska aos blues, do experimental às músicas do mundo. A festa e a diversidade são marcas distintivas das programações do OuTonalidades, evento rotativo de música ao vivo que começou por ser, à treze anos, um pequeno circuito local de bares em Águeda, cidade que continua a ser epicentro do circuito, agora luso-galaico.